sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Educação Especial

Com certeza, é uma lição pra vida toda!


Devido a dificuldade que encontrei ao iniciar o meu trabalho com um aluno especial, resolvi postar aqui uma breve avaliação que realizei em relação ao meu trabalho, ao desenvolvimento do meu aluno e as vitórias realizadas por ele ao longo desde ano.

Com o Rafael aprendi, que não importa o quão debilitados somos para realizar uma tarefa ou fazer algo, o que importa mesmo é a vontade que temos e o sorriso que colocaremos no rosto depois de conseguir fazer algo que no inicio parecia impossível.


"É de grande importância que todas as crianças tenham
Oportunidade de aprenderem juntas, para que isso possa acontecer, o professor deve
Estabelecer formas criativas para atuar com
Crianças com necessidades especiais, nesse caso, paralisia cerebral, dessa forma,
Espera-se que as dificuldades do aluno se tornem
Pequenas, mostrando que, é possível conviver com as diferenças."

DESCRIÇÃO
A avaliação tem o objetivo de definir os novos rumos das atividades realizadas com o aluno, considerando os avanços e identificando as suas habilidades.

Procuro auxiliar o Rafael, propondo atividades de fácil entendimento para que sua realização seja rápida e prática, pois o aluno não tem paciência para trabalhar uma tarde toda com a mesma atividade, sempre diversifico as mesmas, para que ele não se canse ou fique agitado.
No inicio das aulas o Rafael apresentou uma boa adaptação com a sala, a professora da turma e a sua professora. Ele sorri bastante, gosta de conversar, atende aos meus pedidos para ficar em silêncio, fazer atividade, prestar atenção. Movimenta a cabeça para dizer SIM ou NÃO e quando quer algo aponta com o dedo indicador.
O Rafael é um menino extremamente inteligente, compreende todas as conversas, histórias e exercícios. Possui suas dificuldades, porém, encontramos meios dos quais sejam possíveis realizar as atividades propostas à ele.
O Rafael gosta de fazer os exercícios juntamente com seus colegas de turma, realizamos atividades com lápis de cor, canetinhas, tinta guache e giz de cera, demonstra pouca coordenação, porém, com meu auxilio, as limitações funcionais motoras são pequenas observando a felicidade do Rafael quando consegue concluir o trabalho realizado.
Os livros de histórias chamam a atenção do aluno devido às figuras e as cores, ele gosta de me ouvir contando histórias e geralmente pede para que eu repita a leitura e ele vai folheando o livro.
Trabalhamos também com papel, onde ele sozinho folheava umas revistas velhas e puxava as folhas até conseguir rasgar, percebo que ele se sente feliz quando tem força suficiente para puxar, sempre faço elogios para ele, dessa forma consigo estimular a sua auto estima proporcionando um bom convívio entre nós.
Realizamos uma atividade utilizando a tesoura, devido as suas dificuldades, consegue apenas com o meu auxilio, ele segurava o papel com uma mão e com a outra segurava a tesoura, eu o ajudava a cortar. Ele gostou, apesar das limitações, não queria que eu guardasse a tesoura.
Na hora da troca, Rafael está sempre sorrindo, faço brincadeiras das quais ele gosta e sempre me corresponde, pegando no meu braço ou dando gargalhadas, algumas vezes tenho que chamar a sua atenção para que pare de rir, pois tenho medo que ele se afogue ou ganhe soluço.
Rafael identifica as cores, peço para que ele pegue determinada cor, com certa dificuldade leva o lápis adaptado até perto dos olhos, se for a cor que eu solicitei, ele me entrega e se não for, coloca novamente na caixa dos lápis.
O Rafael está desenvolvendo seu convívio escolar muito bem, o processo de adaptação está concluído, foi tranqüilo e normal, o aluno se relaciona bem com as professoras e os colegas, gosta de elogios que o estimula a concluir sempre novas atividades e quebrar as barreiras que surgem devido as suas limitações, procura estar integrado com a turma, nas atividades, na aula de artes e educação física, na hora do intervalo, participando juntamente com eles utilizando os meios e materiais alternativos para melhor realização do exercício proposto.
Rafael demonstra estar bem a vontade comigo, a cada dia me ensina algo novo, em relação as suas manias, a sua forma de se comunicar e agir diante desse grande espaço escolar.

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário